TERAPIA ABA

Estamos aqui para falar um pouco mais sobre o ABA

🎯 ABA significa Análise do Comportamento Aplicada, que é uma abordagem que tem sido identificada como uma das formas mais
eficazes na intervenção a crianças diagnosticadas com TEA – Transtorno do Espectro Autista.

💡Esta abordagem está centrada na análise, explicação a associação entre ambiente, comportamento humano e a aprendizagem.
Uma vez que o comportamento é analisado, um plano de ação pode ser elaborado para modificar aquele comportamento.

🧠 A utilização do ABA requer a elaboração de um planejamento de ensino, com objetivos claros e intervenções individualizadas, adequado as necessidades de cada criança, um ensino intensivo com sessões que levam em média de 30 a 40 horas semanais.

🧠 As sessões, em geral, são realizadas de um-para-um, ou seja, a criança juntamente com o aplicador do programa (profissional habilitado da área, podendo ser psicólogo, fonoaudiólogo, pedagogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional).

🧠 O ambiente é estruturado de forma a torná-lo agradável à criança, “premiando” o comportamento almejado, reforçando os comportamentos desejáveis, havendo pré-definindos os procedimentos de ajuda para evitar ao máximo o contato da criança com o erro.

🧠 De acordo com os resultado, progressos e dificuldades da criança, o procedimento de ensino pode sofrer alterações, sendo adaptado às suas necessidades.

✅ Na intervenção ABA, o profissional elabora um planejamento que depende de cada criança, mas geralmente é amplo; incluindo habilidades acadêmicas, de linguagem, sociais, de cuidados pessoais, motoras e de brincar.

☺️O intenso envolvimento da família e da escola no programa é uma grande contribuição para o seu sucesso, uma vez que possibilita o aumento da intensidade da intervenção.

📲 Agende hoje mesmo uma avaliação e conheça toda a nossa estrutura.