AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA

💡Como está a saúde do seu cérebro? Você sabia que assegurar a saúde do cérebro é tão importante quanto cuidar da saúde do corpo?

  • Você esquece com frequência das coisas? (onde deixou a chave do carro, compromissos importantes, nome de pessoas, etc.)
  • Apresenta dificuldade para aprender novos conteúdos?
  • Não consegue prestar atenção numa atividade por muito tempo?
  • É impulsivo, quando vê já fez ou falou algo que não gostaria?
  • Sente que está mais lento do que o normal e não sabe o porquê?
  • Tem dificuldades para compreender algo, raciocinar ou fazer cálculos?
  • Sempre que faz algo precisa revisar várias vezes, para assegurar que fez corretamente?
  • Você gostaria de otimizar seu modo de aprendizagem para melhorar seu desempenho acadêmico?

A Neuropsicologia é uma área de conhecimento que fica entre a Neurologia e a Psicologia. O objetivo do neuropsicólogo é investigar e tratar as dificuldades relacionadas ao funcionamento do cérebro: atenção, memória, raciocínio, linguagem, habilidades espaciais, dentre outras. Além disto, a neuropsicologia busca entender a relação entre cérebro, cognição, emoção e comportamento.

A Avaliação Neuropsicológica permite esclarecer a presença de mudanças cognitivas e de comportamento nas pessoas em que se suspeita de algum tipo de alteração ou disfunção cerebral. Sempre que houver a suspeita de alguma dificuldade cognitiva, o próprio paciente, seu responsável legal ou cuidador, pode buscar uma avaliação neuropsicológica. Em alguns casos, o médico ou outro profissional da saúde faz este encaminhamento.

A avaliação neuropsicológica pode ser realizada em qualquer idade (crianças, adolescentes, adultos ou idosos). Além de auxiliar no entendimento das dificuldades do paciente, pode ser indispensável para a escolha do melhor tratamento. Todo o processo de avaliação é personalizado: o profissional investiga a história clínica e com base nisto utiliza os melhores instrumentos de avaliação. Ao final do processo, o paciente ou seu responsável legal, recebe a devolutiva do neuropsicólogo.

Nós entendemos que quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores serão as oportunidades de uma ação terapêutica eficaz! Cuidar do cérebro é promover a qualidade de vida.

💚Vamos cuidar da saúde do seu cérebro? Agende sua avaliação conosco.

Profissionais em Avaliação Neuropsicológica na Bem Viver:

✔️ Sara Apolyana de Carvalho