Fisioterapia Neurológica

 Os pacientes com incapacidades neurológicas podem apresentar distúrbios nos movimento, danos sensoriais e cognitivos. A Fisioterapia neurofuncional tem como objetivo minimizar os déficits neurológicos, além de facilitar ganhos na identidade pessoal e social dos pacientes que sofreram lesões no Sistema Nervoso Central.

 Diversas são as patologias neurológicas que podem ser tratadas pela fisioterapia, entre elas: Sequelas do Acidente Vascular Cerebral (AVC), Traumatismo crânio-encefálico (TCE), Trauma raqui-medular (TRM), Paralisia Cerebral, Mielomeningocele, Lesão em plexo-braquial, Parkinson, Polineuropatias, entre outras.

 O tratamento fisioterapêutico neurológico é focado nas limitações do paciente, seja ele criança, adulto ou geriátrico. Tem uma abordagem direcionada a globalidade no sentido de prevenir deformidades, melhorar as habilidades cognitivas e de memória; reintegrar o paciente à sociedade; diminuir os padrões patológicos; prevenir complicações pulmonares; estimular as atividades da vida diária otimizando a qualidade de vida do paciente, além de prestar orientações à família e ao paciente quanto sua problemática.

O tratamento normalmente é realizado de 2 a 3 vezes por semana, de acordo com o quadro do paciente, após uma avaliação funcional realizada pelo fisioterapeuta.

 

Profissional em Fisioterapia Neurológica na Bem Viver:

Rosângela Goulart Dainez