Geriatria

O que é Geriatria? Como funciona uma consulta com o Geriatra?

 Geriatria é uma especialidade médica que tem o olhar voltado para os processos e mecanismos do envelhecimento humano, na intenção de prevenir, tratar e reabilitar, preservando assim, ao máximo possível, a capacidade funcional e a autonomia. Mas importa compreender que, quando chegamos à maturidade, por volta dos 30 anos, alcançamos a plenitude, de um modo geral. É verdade que cada sistema, órgão e tecido têm sua plenitude de desenvolvimento e apogeu em momentos diferentes entre si, e também variam grandemente entre os indivíduos. Por exemplo, a pele de uma pessoa pode envelhecer antes do que seu cérebro, ou o coração. E a pele de certas pessoas jamais irá aparentar a idade real, ao passo que outros perderão o viço da juventude muito precocemente! Isto significa que todos envelhecemos a partir de nosso apogeu, em maior ou menor velocidade, dependendo de nossa genética, mas principalmente, de nossa atenção conosco mesmos. Ou seja, somos o resultado de nossas origens... mas também de nossas escolhas.

Portanto, o geriatra é um aliado na identificação de pontos frágeis e também dos pontos fortes da constituição de cada indivíduo. Claro, dando especial atenção à bagagem emocional, familiar, social, tudo, enfim, que compõe essa impressão digital, particular, que é a existência de cada um.

A partir do conhecimento desta constituição em todos as suas facetas, são traçadas estratégias de apoio e orientação para garantir a preservação da qualidade de vida e redução de riscos à mesma. Tais estratégias podem ser com medicamentos, reposição hormonal, atividade física ou reformulação dos hábitos alimentares, suporte familiar ou social, enfim, há um universo de recursos disponíveis, tudo planejado individual e detalhadamente.

É possível envelhecer bem, de forma ativa e saudável!

Para os que já sofrem por doenças crônicas, nunca é tarde para adotar mudanças que possam minimizar a progressão dessas limitações e sofrimento. E finalmente, no outro extremo da vida, nosso papel e prioridade é dar dignidade, conforto, controle da dor e suporte à família do ente querido que está partindo.

 Conte sempre com um geriatra.

Profissional em Geriatria na Bem Viver:

Márcia Regina Paim Braga