Massoterapia

 A massoterapia é um dos recursos da fisioterapia, utilizada em uma ampla variedade de casos, objetivos e finalidades. Através do toque e técnicas específicas, a massoterapia é capaz de produzir efeitos sobre o sistema nervoso, muscular, circulatório, respiratório, digestivo e também linfático. Dessa forma, possui indicação para diversas situações, tais como dor e tensão muscular, contraturas, fadiga, distúrbios circulatórios, digestivos e intestinais, entre outros.
  Conforme o objetivo do tratamento, a massoterapia pode ser segmentada em terapêutica, quando visa o tratamento de dores e disfunções; preventiva, voltada ao relaxamento e manutenção; e desportiva, relacionada ao esporte e com finalidade de aquecimento/estimulação, relaxamento ou recuperação.
  Dentre os benefícios promovidos pela massoterapia, podem citar-se o relaxamento muscular, redução de dor e tensão, melhora da circulação sanguínea e linfática, maior amplitude nos movimentos articulares e, inclusive, de efeitos adicionais sobre o sistema psico emocional, tais como redução de ansiedade e estresse.