Pilates

 Pilates é um programa de treinamento físico e mental que consolida o corpo e a mente como uma unidade – uma boa condição física, que se consegue não só do corpo, mas da mente. Corrige a postura e realinha a musculatura, desenvolvendo a estabilidade corporal necessária para uma vida mais saudável e longeva.

 O método foi criado pelo alemão Joseph H. Pilates em 1920, no período da 1ª Guerra Mundial, onde treinava seus exercícios com os soldados feridos na Guerra. A partir desse episódio, através da recuperação dos soldados, sua técnica começou a ser reconhecida.

 Os exercícios realizados com o Método Pilates não causam impacto articular e respeitam as características de cada pessoa (escoliose, artrose, sobrepeso, etc), sendo indicado para todas as idades. As aulas tem duração de uma hora e é conduzida por fisioterapeutas especializados.

Benefícios:

  • Alonga, tonifica e define a musculatura;
  • Aumenta a força e o controle muscular;
  • Melhora o equilíbrio e a coordenação motora;
  • Aumenta a flexibilidade;
  • Melhora a capacidade respiratória;
  • Aumenta o condicionamento físico e mental;
  • Proporciona correção postural;
  • Ajuda a desenvolver a consciência corporal;
  • Integra corpo e mente;
  • Previne lesões;
  • Aumenta a vitalidade e dispoição para AVDs (atividades de vida diária);
  • Alivia o estresse e as dores musculares.

Pilates Stúdio

 Nos aparelhos os movimentos se tornam mais precisos e facilitados, por ter a ajuda das molas, ou são dificultados quando se deseja colocar a resistência das molas. Os principais equipamentos do Método Pilates são: Reformer, Cadilac, Cadeira (Chair), Ladder Barrel (Barril) e Meia-Lua.

Pilates para Gestantes

 O pilates para as gestantes é indicado para mulheres a partir do 4° mês de gestação. O Pilates durante a gestação promove a estabilidade postural, melhorando a postura corporal e evitando a dor na região lombar. Melhora a resistência dos músculos do assoalho pélvico; Melhora a força músculos abdominais, permitindo melhor mobilidade da coluna vertebral (a melhora resultante em sua postura gera mais espaço para o seu bebê); Melhora a circulação sanguínea (melhora a circulação no abdome, o que é benéfico para o bebê); Melhora a conscientização sobre o seu corpo; Aprenderá a relaxar e respirar corretamente, preparando-se para o trabalho de parto e para nascimento de seu filho. A prática regular Pilates durante e após gestação promove uma boa recuperação do trabalho de parto e do parto propriamente dito, dando-lhe a base para readquirir suas formas anteriores com o programa pós-parto.

Pilates para PNE (Portadores de Necessidades Especiais)

O Pilates promove excelentes resultados com portadores de necessidades especiais (PNE). As aulas são adaptadas de forma que o aluno consiga executar os movimentos, mas sempre respeitando os princípios fundamentais do Pilates que são: Concentração, Controle, Centro de Força, Fluidez nos Movimentos, Respiração e Precisão.

“Com 10 aulas você perceberá a diferença, com 20 aulas os outros irão perceber a diferença e com 30 aulas você terá um novo corpo” (Joseph Pilates).

***Agende sua aula!!!!

Profissionais em Pilates na Bem Viver:

Fernanda Zunino França Cella

Luara Gabriele Machado França

Janini Jaine da Silva Patricio