Psicologia

 A psicologia é uma área da ciência que  estuda o comportamento humano por meio de metodologias e instrumentos científicos, com a finalidade de atender as demandas sociais.

 Em virtude da diversidade de demandas e contextos, surgiram vertentes da psicologia que se propuseram a responder questões cada vez mais específicas como a Psicologia Organizacional e do Trabalho; a Psicologia Educacional; a Psicologia Jurídica; a Psicologia Comunitária; e a Psicologia Clínica, por exemplo.

 A Psicologia Clínica se dedica ao estudo das alterações no funcionamento psíquico decorrentes ou não de  psicopatologias.
Preocupa-se com formas de intervenção  que busquem minimizar o sofrimento psíquico e consequentemente melhorar a qualidade de vida. Basea-se na avaliação criteriosa da situação atual, história pregressa e comportamento dos sujeitos.

 A psicoterapia é uma das modalidades de intervenção da psicologia clínica.
O Espaço Bem Viver oferece o serviço de psicoterapia na abordagem do Psicodrama para crianças, adolescentes e adultos.

 Criado por Jacob Levy Moreno, o Psicodrama entende que o ser humano saudável é espontâneo e criativo. Por vários motivos ao longo da vida, as pessoas perdem a capacidade de dar novas respostas às situações, repetindo comportamentos aprendidos que, geram sofrimento psíquico (por vezes muito graves) e dificuldades de relacionamento.

 O psicodrama, por meio de suas teorias e técnicas, busca auxiliar o indivíduo na retomada do protagonismo da própria vida, de forma mais espontânea e criativa, ou seja, mais saudável. Por meio da ação, o psicodrama possibilita a re-significação dos dilemas humanos em direção à transformação.

Quer saber mais sobre o Psicodrama? Acesse: http://www.febrap.org.br

Profissionais em Psicologia na Bem Viver:

Anna Paula Porto Forneroli

Ingrid Cristiny Maciel

Isabel das Graças Martins

Karina Cardoso Tramonte Wunsch

Miriam Duarte dos Santos

Petronila Aparecida Koerich Vieira

Vanessa Soares da Silva