Terapia Ocupacional

 A terapia ocupacional é uma profissão da área da saúde que promove prevenção, tratamento e reabilitação de indivíduos portadores de alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psico-motoras, decorrentes ou não de distúrbios genéticos, traumáticos ou de doenças adquiridas por meio da utilização da atividade humana como base de desenvolvimento de projetos terapêuticos específicos.

É uma área que tem intervenção voltada para a pessoa e seu grupo social. O objetivo é ampliar o campo de ação, desempenho, autonomia e participação, considerando recursos e necessidades de acordo com o momento e lugar, estimulando condições de bem-estar e autonomia. Por meio do fazer afetivo, relacional, material e produtivo o profissional contribui com os processos de produção de vida e saúde.

Fonte: Crefito 9

 

 Algumas atuações da Terapia Ocupacional:

Paralisia Cerebral – Estimulação Precoce – Atrasos globais do desenvolvimento – Hiperatividade e Déficit de atenção – Sindrome de Down – Autismo – Deficiência Intelectual – Baixa Visão – Microcefalia – Estimulação dos componentes cognitivos – Tecnologia Assistiva – Síndromes – Doença de Parkinson – Doença de Alzheimer – AVC – Diminuição de amplitude de movimento – Doenças Neurológicas.

 

Atua com promoção de:
Desempenho Ocupacional – Atividades de vida diária – Competências Motoras – Competências sensoriais – Independência e autonomia.

 

Profissional em Terapia Ocupacional na Bem Viver:

Muriel Martinez de Freitas