TERAPIA OCUPACIONAL

🟢 Que legal, você está buscando conhecer um pouco mais sobre essa área tão promissora para a Funcionalidade Humana. Esperamos conseguir sanar todas as suas dúvidas.

Terapia Ocupacional é uma profissão da área da saúde que promove prevenção, tratamento e reabilitação de indivíduos portadores de alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psico-motoras, decorrentes ou não de distúrbios genéticos, traumáticos ou de doenças adquiridas por meio da utilização da atividade humana como base de desenvolvimento de projetos terapêuticos específicos.

É uma área que tem intervenção voltada para a pessoa e seu grupo social. O objetivo é ampliar o campo de ação, desempenho, autonomia e participação, considerando recursos e necessidades de acordo com o momento e lugar, estimulando condições de bem-estar e autonomia. Por meio do fazer afetivo, relacional, material e produtivo o profissional contribui com os processos de produção de vida e saúde.

💡A Terapia Ocupacional é indicada para qualquer criança que apresente uma desordem sensorial, na disfunção de integração, TDAH, na paralisia cerebral, síndromes como Down, dentre outras.

🧩Utiliza-se avaliações estruturadas, elaborando um plano de intervenção terapêutica ocupacional, onde o tratamento consiste em utilizar brincadeiras como instrumentos que auxiliam a adquirir várias habilidades dentro das faixas etárias. São realizados trabalhos sensório-motor como força, consciência corporal, controle postural, reações de retificação em exercícios para a musculatura envolvida no movimento e orientações aos responsáveis na organização do ambiente físico, podendo assim, intervir no suporte domiciliar.

👶 Para algumas crianças, o terapeuta indica adaptadores, órteses e trabalha para o melhor desempenho na execução das suas atividades diárias como: alimentação, comunicação alternativa, momento do desfralde, no vestuário, habilidade acadêmica, etc.

🎯Aproveite todos os benefícios que a Terapia Ocupacional pode trazer para o desenvolvimento do seu filho.

Conheça algumas atuações da Terapia Ocupacional:

✅Paralisia Cerebral

✅Estimulação Precoce

✅Atrasos globais do desenvolvimento

✅Hiperatividade e Déficit de atenção

✅Síndrome de Down

✅Autismo

✅Deficiência Intelectual

✅Baixa Visão

✅Microcefalia

✅Estimulação dos componentes cognitivos

✅Tecnologia Assistiva

✅Síndromes

✅Doença de Parkinson

✅Doença de Alzheimer

✅AVC

✅Diminuição de amplitude de movimento

✅Doenças Neurológicas

✅Entre outros

Profissionais em Terapia Ocupacional na Bem Viver:

✔️ Elenice Moreira Arrué
✔️ Francine Fávero de Sousa