TheraSuit

 O Método Therasuit é um programa de exercícios intensivo desenvolvido em Michigan-EUA pelos fisioterapeutas Richard e Izabela Koscielny, país de uma menina com Paralisia Cerebral. Hoje é realizado em mais de 120 países onde é visto como um dos meios mais efetivo, rápido e completo na área de reabilitação neurológica.
Tem como principal distinção dos demais métodos já desenvolvidos, o intensivismo e os recursos terapêuticos utilizados. Cada um desses diferenciais será abordado a seguir para melhor compreensão do método.
O objetivo do tratamento intensivo é chegar a fase de supercompensação e interrompê-lo antes que chegue a fase de involução. Para que isso não ocorra o tratamento é realizado por 4 semanas (5 dias na semana, 3 horas/dia), período estipulado para que se atinja a supercompensação. Depois disso o tratamento intensivo é interrompido e dá-se continuidade a terapia convencional ou mesmo à terapia com os recursos do Therasuit mas com a frequência de um tratamento convencional.
Indicado para os pacientes com patologias neurológicas: Lesão medular, paralisia cerebral, AVE , síndrome de Down, hipotonia, mielomeningocele e outros.

 O diferencial do Método Therasuit são os 3 recursos terapêuticos utilizados: Gaiola, Spider e a veste TheraSuit.
Gaiola e spider: Os exercícios são realizados em uma gaiola específica com polias e pesos na qual se consegue realizar movimentos sem a ação da gravidade e fortalecer músculos específicos. Este equipamento proporciona um ganho de amplitude nos movimentos, flexibilidade muscular e articular, assim como ganhos funcionais que são trabalhados sistematicamente. O paciente pode ser mantido em várias posturas por um sistema de cordas acopladas à gaiola. O terapeuta vai modificando o sistema de cordas para facilitar ou dificultar a função (de acordo com o paciente). Nesse sistema, trabalha-se integração sensorial, coordenação, equilíbrio e força.
Veste TheraSuit: A veste TheraSuit é uma órtese dinâmica, constituída de cordas elásticas específicas e antialérgicas, ajustadas de acordo com a necessidade do paciente. A veste auxilia emitindo informações contínuas dos proprioceptores do alinhamento correto. Assim são inibidos movimentos reflexos e há uma maior permanência no padrão postural mais próximo do normal, aprendendo ou reaprendendo alguns movimentos. Com o auxilio da veste o tronco ganha maior estabilidade e coordenação das extremidades.

Os principais benefícios são:
* Re-treina o sistema nervoso central
* Fornece estabilização externa
* Normaliza o tônus muscular
* Alinha o corpo ao mais próximo do normal possível
* Fornece correção dinâmica
* Normaliza (corrige) padrão de marcha
* Fornece estimulação tátil
* Melhora o equilíbrio
* Melhora a coordenação
* Diminui movimentos descontrolados de ataxia e atetose
* Melhora a consciência corporal e espacial
* Suporta músculos fracos
* Fornece resistência a músculos fortes para aumentar ainda mais o fortalecimento
* Melhora a produção de fala e sua fluência através do controle da cabeça e suporte do tronco
* Promove o desenvolvimento de habilidades motoras finas e grossas
* Ajuda a diminuir contraturas
* Ajuda a melhorar o alinhamento do quadril através da carga vertical sobre a articulação do quadril
* Restaura o desenvolvimento ontogênico
* Influencia o sistema vestibular

Profissional em TheraSuit na Bem Viver:

João Antônio Simeoni Romagnoli